Saúde implantará ambulatório exclusivo para suspeitos de síndromes gripais

Por Assessoria - publicado em 29 de Abril de 2020 às 08:40:31

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu nesta terça-feira (28), diversos equipamentos como: computador, refrigerador, ventiladores e bebedouros, que serão utilizados na implantação de um ambulatório com infraestrutura e equipe especializada para atender exclusivamente os casos suspeitos de coronavírus no município. O objetivo é fazer uma triagem e organizar o fluxo dos pacientes que apresentem sintomas de síndromes gripais, dos demais que buscam atendimento emergencial na unidade mista Senador Rui Palmeira.

A secretária Sônia Mascarenhas explica que no ambulatório, os pacientes passarão por uma triagem mais detalhada, e, se necessário, serão submetidos a exames. Em seguida, poderão receber alta médica, indicação de isolamento domiciliar (se houver suspeita de Covid-19) ou em casos mais graves, serem encaminhados para internamento no hospital de referência do Sistema Único de Saúde – SUS da região. "O ambulatório faz parte do plano de contingência do coronavírus, estabelecido pela Prefeitura em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. Com esse atendimento diferenciado, evitamos o contato entre os pacientes com suspeita de infecção pelo vírus das outras pessoas que procuram o pronto atendimento 24h. Além disso, podemos oferecer uma atenção mais especializada e rápida, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes”, disse a secretária.

Para o prefeito Celino Rocha, o ambulatório de triagem é uma ferramenta a mais no combate ao Covid-19 no município. "Embora muitas pessoas ainda não deem a importância que a pandemia merece, reforçamos mais uma vez o pedido de isolamento domiciliar. E na rua, caso seja necessário sair, vamos tomar as medidas preventivas de distanciamento, higienização constante das mãos e uso da máscara. É para o nosso bem e das pessoas que amamos, especialmente as que fazem parte do grupo de risco", destacou.