Anadia é contemplado com Programa Cisternas do Governo Federal

Por Ascom - publicado em 10 de Fevereiro de 2017 às 17:41:00

Nesta quinta-feira (09), o prefeito Celino Rocha, acompanhado do assessor jurídico, Aguinewton Dâmaso, esteve reunido com o coordenador geral do Programa Cisternas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Carlos Cleber Sores, e o coordenador do Programa Água para Todos do Estado de Alagoas, Denis Calheiros. Na oportunidade, o gestor conseguiu viabilizar a construção de mais de 200 cisternas para captação de água da chuva.

Segundo o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o processo de captação consiste no seguinte procedimento – a chuva bate no telhado da casa, escorre em direção à calha até chegar à cisterna. “Ficamos muito satisfeitos com o interesse do prefeito em nos procurar para implantar em Anadia esse sistema de captação e armazenamento de água da chuva. As vantagens referentes à implantação de cisternas são inúmeras, permitindo que muitas famílias amenizem a falta d’água, garantindo água de qualidade para beber e cozinhar”, destacou Soares.

O coordenador do Programa Água para Todos do Estado, Denis Calheiros, explicou o abastecimento das cisternas ocorre durante os períodos chuvosos. “A água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos”.

Durante o encontro, ficou acertado que, a princípio, o Programa irá beneficiar escolas e famílias de comunidades rurais que têm dificuldade no acesso à água de qualidade. Ficou definido que neste primeiro momento, o projeto implantará cisternas de capacidade para 16 mil litros em cerca de 200 residências. Já nas escolas rurais, serão instaladas as de 52 mil litros.

Bastante entusiasmado com a parceria, o prefeito reiterou que o programa viabilizará o acesso à água pelas comunidades rurais do município e contribuirá para minimizar a difícil convivência com a escassez. “Sabemos que é uma enorme dificuldade a falta d’água, ainda mais num ano atípico como esse, que a chuva está demorando a chegar. Agora, vamos conseguir aliviar essa necessidade de várias famílias anadienses. Levar água é levar vida às pessoas. Garantir acesso a esse bem é um compromisso nosso”, concluiu Celino Rocha.