Saúde confirma primeiro caso da nova variante brasileira do coronavírus

Por Assessoria - publicado em 18 de Fevereiro de 2021 às 12:52:55

A prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), confirmaram na manhã desta quinta-feira (18), o primeiro caso da variante brasileira do coronavírus, conhecida como, "variante de Manaus", no município. A paciente, que é do sexo feminino, e que possui 64 anos, cumpriu o período de isolamento social, já está recuperada e foi confirmada positiva oficialmente por exame RT-PCR realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-AL).

A secretária de saúde, Sônia Mascarenhas explica que a paciente relatou que não tem histórico de viagem; contato com alguém vindo do Amazonas ou qualquer outra Unidade da Federação. “Os sintomas tiveram início em 19 de janeiro apresentando tosse, coriza, mialgia e moleza. No dia 25, foi realizada a coleta para pesquisa de SARS-CoV-2 por RT-PCR, que confirmou a infecção. Seguimos realizando o monitoramento de todos os pacientes que testam positivo e daqueles que realizaram viagens ou tiveram contato com pessoas que estavam fora do estado”, explicou.

Diante da nova realidade epidemiológica, o prefeito Celino Rocha, determinou através de um novo decreto - válido pelos próximos 15 dias; que está suspenso em todo o município, o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, templos, igrejas e demais instituições religiosas; aulas presenciais da rede municipal de ensino, tanto pública como privada; eventos culturais públicos e privados, tais como aniversários, casamentos, entre outros, independentemente do número de presentes; funcionamento de academias, clubes; e também os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Educação através do transporte intermunicipal de estudantes.