Prefeito inicia pagamento de dívidas salariais deixadas pelo ex-gestor

Por Ascom - publicado em 08 de Fevereiro de 2017 às 15:36:00

Na manhã desta quarta-feira (08), o prefeito Celino Rocha e representantes do Sindicato dos Funcionários Municipais de Anadia – SINFMAN, estiveram reunidos na prefeitura para tratar acerca do pagamento do 13º salário e do salário de dezembro deixados pela gestão anterior. No encontro que contou com a participação de membros da assessoria jurídica, Controladoria, Contabilidade, da Secretária de Finanças, Josevane Santos, da Secretária de Educação, Thâmara Farlene, além do vice-prefeito, Fernando Pedrosa, foram abertos todos os extratos das principais contas do município referentes ao mês de dezembro.

Na oportunidade, os representantes do Sindicato ficaram cientes que, da maioria dos recursos depositados antes da virada do ano nas contas da prefeitura, infelizmente, a gestão anterior deu outro destino às verbas públicas, não efetivando o pagamento do funcionalismo. “Houve um direcionamento feito pela gestão anterior, que priorizou o pagamento de fornecedores, e apenas uma pequena parcela de servidores recebeu os proventos do último mês do ano”, explicou o assessor jurídico, Klenaldo Oliveira.

“Esse foi um levantamento inicial do que encontramos. Determinei a contratação de uma Auditoria de Gestão e solicitei que os secretários façam análises detalhadas de cada setor, pois nossa prioridade é identificar a exata situação de cada pasta, para sanarmos os problemas e disponibilizarmos serviços de qualidade para a população anadiense”, disse o prefeito.

Diante do exposto, a Secretária de Educação reiterou que o prefeito defende a transparência e diálogo com os servidores. “Estamos passando a realidade para que vocês transmitam aos funcionários, salientando que este problema não foi criado por nossa gestão, mas esperamos que todos compreendam que somos aliados na resolutividade dos problemas, por que quem trabalha tem que receber, cada um tem suas contas pessoais, e todos nós somos solidários a isso”, destacou Thâmara Farlene.

Após a explanação de todos os balancetes encontrados referentes ao mês em questão, o prefeito Celino Rocha anunciou a liberação do pagamento do 13º salário para o próximo dia 10. No dia 01 de março, os servidores receberão o salário de fevereiro, acrescido do 1/3 de férias, já referente ao mês de dezembro, o gestor explicou que só será possível fazer um planejamento de como o valor será pago, após receber o relatório do Tribunal de Contas, constando as informações dos restos a pagar, deixados pela antiga gestão.

“Assumimos o governo com o 13º e o salário de dezembro em aberto. Mesmo com toda dificuldade no acesso às informações, fizemos um remanejamento das contas e garantimos para o próximo dia 10, a liberação de cerca de R$130mil, referente ao pagamento do 13º. Não tem coisa pior para um servidor do que não receber seu salário após o mês trabalhado. Isso implica até no atendimento, porque, certamente, ninguém exerce bem sua função sem receber o que é seu por direito. Todos os servidores têm meu respeito e admiração, e, por isso, serei sempre um gestor amigo, parceiro e aberto ao diálogo”, afirmou Celino.

O presidente do Sindicato, Alessandro de Jesus, se mostrou satisfeito com as decisões do gestor e avaliou a reunião como positiva e produtiva. ”O prefeito se mostrou adepto ao diálogo, nos deu repostas e apresentou soluções, enxergamos isso com boas perspectivas”, disse.