Caminhada de conscientização marca início da Campanha Outubro Rosa

Por Assessoria - publicado em 05 de Outubro de 2021 às 07:00:00

Mulheres, profissionais da saúde e usuárias atendidas pelo núcleo de apoio à oncologia, participaram na tarde desta segunda-feira (4), da 1ª caminhada de conscientização do Outubro Rosa. A ação que marca o início das atividades, com o objetivo de sensibilizar e alertar as mulheres andienses sobre o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero, percorreu as principais ruas do centro da cidade e logo após, um super aulão de dança na Praça Dr Campelo de Almeida - que também recebeu iluminação especial para a ocasião, colocou todo mundo para se mexer.

Durante todo este mês de outubro, as Unidades de Saúde estarão intensificando as ações para conscientizar e alertar as mulheres anadienses sobre a importância da prevenção. Entre as atividades, estão a realização de exames de citologia e mamografia, palestras sobre os cuidados com a saúde, entre outros.

A secretária de saúde, Sônia Mascarenhas, destacou a importância dos exames preventivos, e também do núcleo de apoio, que é tão essencial no momento do diagnóstico. “O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres, mas se ele for descoberto em seu estágio inicial, existe até 90% de chance de cura. O nosso núcleo de apoio tem sido de suma importância, por se tratar de um elo de fortalecimento entre a nossa equipe de profissionais e essas guerreiras mulheres”, disse.

Rosivânia Oliveira, que é moradora da Chã da Mangabeira, descobriu um câncer de mama há cerca de 4 meses e contou um pouco da sua experiência. “Durante as consultas de rotina, que são bem importantes, descobri um nódulo e logo fui encaminhada para realizar os exames necessários. No processo de descoberta do câncer, me assustei muito, mas o apoio que recebi da equipe da saúde foi fundamental para que eu pudesse enfrentrar toda esta situação de cabeça erguida e perseverante”, destacou.

“Além da força dessas bravas mulheres, a presença e o suporte de familiares ou dos companheiros, desde o momento da descoberta até o tratamento - quando necessário, também é fundamental. Faz parte dessa caminhada não só cuidar da saúde, mas também das relações familiares, para que todos possam sair dessa batalha ainda mais fortalecidos. Parabenizo toda a nossa equipe da saúde pela preocupação diária com a promoção, prevenção e atenção à saúde da mulher anadiense”, disse o prefeito Celino Rocha.

A primeira-dama, Vane Rocha, a secretária do Meio Ambiente, Claudineia Pereira e os vereadores Carlos Aliberto, Raymi Barros, Nara Pedrosa, Nayara Texeira e Daniela Freire, também estiveram presentes no evento.