Prefeitura decreta Situação de Emergência em áreas atingidas pelas chuvas

Por Assessoria - publicado em 06 de Junho de 2022 às 17:12:00

A Prefeitura decretou nesta segunda-feira (6), Situação de Emergência em áreas afetadas pelas chuvas que atingem a cidade nos últimos dias. Além do alagamento na Rua Neto Bonfim, a cidade também está enfrentando problemas nos acessos à zona rural; e o trecho que liga o município a Maribondo foi interditado em virtude do comprometimento da estrutura da ponte que fica no Povoado Tapera .

“Devido às fortes chuvas, montamos uma força-tarefa que mobilizou pessoas de várias secretarias, para monitorar as áreas de risco e adotar medidas que sejam necessárias para garantir a segurança de todos. Antecipamos o recesso escolar por causa das estradas prejudicadas pelo alto volume de água e nesta segunda-feira (6), após um laudo técnico da equipe de Engenharia, interditamos o trecho que liga Anadia ao município de Maribondo, em decorrência da ponte está apresentando rachaduras em sua estrutura. O decreto nos permite adotar ações emergenciais para atuar em situações de risco iminente e proteger nossos moradores, levando tranquilidade às famílias anadienses”, explicou o prefeito Celino Rocha.

Decreto n° 12/2022

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais nas ações de reposta aos riscos iminentes; autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para assistir a população afetada.

Também autoriza agentes de Proteção e Defesa Civil, em caso de iminente  perigo, a adentrar em residências para prestar socorro ou determinar a evacuação, usar propriedade particular, desapropriar áreas de risco e dispensar licitação nos casos de emergência ou calamidade pública, quando houver urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer os serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares.

Confira na íntegra aqui