Secretarias promovem ações das Campanhas Agosto Lilás, Verde e Dourado

Por Assessoria - publicado em 30 de Agosto de 2023 às 09:56:59

Em alusão às campanhas Agosto Dourado, Lilás e Verde, de incentivo ao aleitamento materno, combate à violência contra mulher e ao mês da primeira infância, respectivamente, equipes multidisciplinares das secretarias de Assistência Social e Saúde, desenvolveram, ao longo de todo mês, diversas ações de conscientização e orientação para população, que contou com palestras, atividades práticas e de orientação, dinâmicas e entrega de lembrancinhas.

A secretária de Assistência Social, Vane Santos, falou sobre a importância de discutir a primeira infância e também os diversos tipos de violência contra a mulher. “A fase de zero a seis anos, compreende o período mais importante da vida das nossas crianças, pois é neste momento que ocorre todo o processo de desenvolvimento. Por isso, é muito importante estarmos realizando eventos como esse, onde orientamos as mamães, sobre os cuidados essenciais com os pequenos; além disso, ao longo de todo o mês, realizamos ações importantes relacionadas ao Agosto Lilás. O foco é intensificar o assunto, levando mais conhecimento sobre quais são os direitos da mulher, como elas devem agir e quais as ferramentas existentes para o combate à violência, como o Disque 180” disse.

A secretária de saúde, Sônia Mascarenhas, destacou a relevância do mês que também é marcado pela campanha do Agosto Dourado. “São através de ações como essa, que podemos intensificar a conscientização de todas mamães anadienses sobre a importância de amamentar o seu filho exclusivamente com o leite materno até, pelo menos, os primeiros seis meses de vida. Além disso, durante todo o mês nas Unidades de Saúde, foram abordados temas como vacinação, pré natal e outros cuidados importantes”, finalizou.

O prefeito Celino Rocha, representante do Ministério Público, o presidente do Conselho Tutelar, Mário Oliveira, coordenadoras do CRAS e do Programa Criança Feliz, além de conselheiros tutelares, secretariado municipal e profissionais da saúde, também participaram da programação.